O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) superou seu próprio recorde ao abrir 100 novos mercados para produtos agrícolas brasileiros nos primeiros oito meses de 2024. Este número ultrapassa qualquer marca anterior registrada em um único ano. Desde o início do terceiro mandato do presidente Lula, o país já conquistou 178 novas aberturas em 58 destinos, abrangendo todos os continentes.
Segundo a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, o feito deste ano é significativo em comparação com os últimos cinco anos, quando o número de novos mercados abertos variou entre 35 e 78 por ano. Em agosto de 2024, o Brasil já adicionou 11 novos mercados, incluindo exportações de ovinos e caprinos vivos para reprodução em Angola, abacates para a Costa Rica e carne com osso para o Egito.
“O alcance de 100 novas aberturas de mercado em apenas oito meses é um marco histórico para o agro brasileiro. Esse sucesso reflete a determinação e o esforço contínuo do ministro Carlos Fávaro e de toda a equipe do Mapa em diversificar a pauta e expandir as oportunidades para os produtos agrícolas do Brasil no comércio mundial,” destacou Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa.