Dados divulgados pela SECEX/ME no último dia 19 revelaram que, nas três primeiras semanas de fevereiro (de 1 a 17), as exportações de carne de frango in natura atingiram 224 mil toneladas. Essa quantidade, conforme os critérios oficiais, equivale a uma média diária de 22.415 toneladas, registrando um aumento de 28% em relação a janeiro passado e 14% em comparação com fevereiro de 2023.
No entanto, é importante observar que essa média pode ser meramente contábil, uma vez que, na terceira semana de fevereiro, os embarques foram reduzidos a apenas três dias devido ao Carnaval. Considerando isso, a média efetiva das três semanas pode ter sido inferior à registrada nas duas primeiras semanas, que totalizaram 20.240 toneladas.
Apesar disso, caso essa média seja mantida nas duas últimas semanas de fevereiro (nove dias úteis), o total mensal poderá superar levemente as 400 mil toneladas, estabelecendo um novo recorde para o mês de fevereiro. O recorde anterior, de pouco mais de 353 mil toneladas, foi alcançado no ano passado.
É relevante ressaltar que o preço médio do produto está em recuperação. Embora ainda esteja abaixo de fevereiro de 2023 (com uma queda de 7,42%), registrou o melhor desempenho dos últimos três meses e está atualmente 6% acima do valor registrado em janeiro passado.