O Conselho Mundial da Avicultura instituiu o Dia Mundial do Frango, celebrado na última sexta-feira (10), destacando a relevância deste setor no contexto global. A carne de frango figura como uma das proteínas mais consumidas pelo Brasil e ganha evidência internacionalmente.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) tem desempenhado um papel crucial no estímulo à produção e exportação de produtos avícolas. Para o ministro Carlos Fávaro, a avicultura é uma das principais alavancas da economia brasileira, gerando empregos, renda e suprindo as demandas alimentares da população.
Dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) revelam que o Brasil é líder mundial na exportação de carne de frango, enviando o produto para 172 países. Em 2023, as exportações totalizaram mais de US$ 9,61 bilhões, correspondendo a 5 milhões de toneladas. Apenas até março deste ano, foram exportadas mais de 1,1 milhão de toneladas, equivalendo a US$ 2,10 bilhões.
O Brasil destina aproximadamente 33% de sua produção de carne de frango ao mercado externo, destacando-se pela eficiência da cadeia produtiva e pelo rigoroso sistema sanitário, garantindo a qualidade e segurança dos produtos.
Além disso, o Brasil é o maior exportador mundial de carne halal, abrangendo os preceitos religiosos do abate, atendendo às especificações de mais de 30 países. Recentemente, quatro frigoríficos brasileiros foram habilitados para exportar para a Malásia, evidenciando a crescente demanda por carne de frango halal brasileira em mercados diversificados.
“A crescente demanda pela nossa carne de frango halal demonstra a capacidade do Brasil em atender a diversos mercados, reforçando nosso compromisso com a excelência e segurança alimentar global”, enfatizou o secretário da SCRI, Roberto Perosa.
Fonte: Gov.br