O ano de 2023 fechou com os custos de produção no setor da avicultura, especificamente em frango de corte, alcançando R$ 4,41 por quilo vivo, conforme dados da Embrapa Suínos e Aves. Apesar das altas registradas nos Índices de Custos de Produção (ICP) desde outubro, totalizando 341,39 pontos, os custos de produção para frangos de corte diminuíram 20,33% ao longo do ano passado.
A mudança nos coeficientes técnicos em janeiro de 2023, que reduziu 7,1 pontos percentuais no ICPFrango, contribuiu significativamente para a redução dos custos. Em dezembro, o aumento do ICPFrango foi impactado pela variação de 1,65% nos custos com alimentação das aves, que representa 67,83% do custo total de produção. O custo final do quilo do frango de corte vivo no Paraná, produzido em aviário tipo climatizado em pressão positiva, encerrou dezembro em R$ 4,41.
O aplicativo Custo Fácil da Embrapa, disponível gratuitamente para dispositivos Android, agora oferece relatórios dinâmicos das granjas, usuários e estatísticas da base de dados, proporcionando uma visão mais detalhada dos custos de produção.