Segundo dados do Instituto de Pesquisa em Economia da Universidade de Wageningen, na Holanda, Brasil e Estados Unidos registraram os menores custos de produção de frangos de corte em 2022, em comparação com três países da União Europeia: Holanda, Alemanha e Polônia. O estudo, coordenado pelo economista em avicultura Peter van Horne, visa avaliar a competitividade dos países nesse setor.
No Brasil, os dados referem-se a um aviário climatizado com pressão positiva no estado do Paraná e foram fornecidos pela Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia, Santa Catarina. Segundo Marcelo Miele, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, é fundamental divulgar essas informações para os agentes da cadeia produtiva nacional.
Os custos de produção nas granjas brasileiras destacam-se como os mais baixos entre os países analisados, atingindo o valor de R$ 5,29 por kg vivo. Em contrapartida, a Alemanha apresentou o maior custo, chegando a R$ 6,72 por kg vivo. A metodologia utilizada incluiu itens como ração, pintos de um dia, mão de obra, outros custos e instalações, considerando manutenção, depreciação e juros sobre capital.