Mapa define zonas de plantio seguro para safra de soja 2024/2025 em diversos estados brasileiros

Nesta segunda-feira (13), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou portarias que aprovam o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para a cultura da soja, destinado à safra 2024/2025. As regiões contempladas abrangem estados como Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Distrito Federal.

O ZARC visa mitigar os riscos associados aos problemas climáticos, permitindo aos produtores identificar os melhores períodos para o plantio, levando em consideração as características regionais, a cultura e os diversos tipos de solo.

Para a cultura da soja, foram estabelecidas áreas e períodos de semeadura, simulando probabilidades de perdas de rendimento inferiores a 20%, 30% e 40% devido a eventos meteorológicos adversos. Essas medidas contribuem para a expansão das áreas agrícolas, redução das perdas de produtividade e estabilidade na produção.

Embora o ZARC seja direcionado ao plantio de sequeiro, as lavouras irrigadas não estão limitadas aos períodos indicados para plantio a seco. Nesses casos, os produtores devem seguir as orientações específicas para a cultura irrigada, quando disponíveis, ou buscar assistência técnica local.

Além disso, visando a prevenção e controle da ferrugem asiática, é necessário observar as determinações relativas ao vazio sanitário e ao calendário de plantio definidos pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa.

Os agricultores que aderem às recomendações do ZARC estão menos expostos aos riscos climáticos e podem ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Muitas instituições financeiras só concedem crédito rural para cultivos em áreas zoneadas.

Fonte: Gov.br

Paulo Raffi e Luiz Eduardo Conte

Paulo Raffi e Luiz Eduardo Conte

BIOSSEGURIDADE.COM: Uma plataforma dedicada à biosseguridade para todas as espécies animais e vegetais, idealizada pelos veterinários Paulo Raffi e Luiz Eduardo Conte que juntos possuem mais de 60 anos de experiência no setor. Ambos compartilham o objetivo de conscientizar sobre a biosseguridade e contribuir para ambientes mais seguros na produção animal e vegetal, baseando-se na experiência prática acumulada e em estratégias empresariais e de comunicação eficazes para o crescimento da Biosseguridade.com.

Deixe uma mensagem

Sobre a Plataforma

BIOSSEGURIDADE.COM é uma plataforma dedicada à biosseguridade para todas as espécies animais e vegetais, idealizada pelos veterinários Paulo Raffi e Luiz Eduardo Conte que juntos possuem mais de 60 anos de experiência no setor. Ambos compartilham o objetivo de conscientizar sobre a biosseguridade e contribuir para ambientes mais seguros na produção animal e vegetal, baseando-se na experiência prática acumulada e em estratégias empresariais e de comunicação eficazes para o crescimento da Biosseguridade.com.

Últimas Notícias

Estamos no Youtube