Mistério revelado: Por que não vemos filhotes de pombos nas cidades?

Você já se perguntou por que não vemos filhotes de pombos pelas ruas das cidades? Embora pareça um mistério, a ciência tem as respostas para desvendar esse fenômeno.

Em entrevista exclusiva ao portal Terra, o biólogo Allan Pscheidt, professor da FMU, esclareceu esse curioso comportamento dos pombos da espécie, conhecida cientificamente como Columba livia.

“Os pombos filhotes costumam permanecer no ninho por aproximadamente 40 dias. Neste período, o filhote desenvolve suas penas e cresce, saindo do ninho com coloração semelhante à dos adultos, exceto pela ausência de manchas coloridas. Após esse período, passam a circular pela cidade e atingem maturidade reprodutiva com seis meses”, explicou Pscheidt.

Essa espécie tem como característica manter os filhotes em áreas isoladas, construindo ninhos em locais montanhosos, como viadutos, buracos em concreto, árvores em praças e telhados, para protegê-los. Cada ninhada de pombo tem cerca de dois ovos, podendo chegar a seis por ano.

Apesar de serem considerados uma praga urbana, os pombos desempenham papéis importantes no ecossistema, como fonte de alimento para outras aves e na dispersão de sementes em parques e praças. No entanto, apenas cerca de metade dos filhotes chega à fase adulta, muitos são predados ou se envolvem em acidentes.

Durante o período em que ficam nos ninhos, os filhotes são alimentados pelos pais com “leite de papo”, uma mistura energética rica em gorduras, proteínas, vitaminas e minerais. Esse “leite de papo” apresenta importantes anticorpos que contribuem para o desenvolvimento do sistema imunológico dos filhotes.

Porém, o contato humano com pombos que circulam nas ruas pode representar riscos à saúde. O médico infectologista Evaldo Stanislau alerta para doenças como criptococose, histoplasmose e outras micoses profundas que podem ser letais para humanos, especialmente aqueles com imunidade comprometida.

Portanto, é importante evitar o contato direto com pombos e suas fezes, higienizar os locais em que eles se concentram e, se necessário, utilizar máscaras de proteção ao realizar a limpeza da área.

Paulo Raffi e Luiz Eduardo Conte

Paulo Raffi e Luiz Eduardo Conte

BIOSSEGURIDADE.COM: Uma plataforma dedicada à biosseguridade para todas as espécies animais e vegetais, idealizada pelos veterinários Paulo Raffi e Luiz Eduardo Conte que juntos possuem mais de 60 anos de experiência no setor. Ambos compartilham o objetivo de conscientizar sobre a biosseguridade e contribuir para ambientes mais seguros na produção animal e vegetal, baseando-se na experiência prática acumulada e em estratégias empresariais e de comunicação eficazes para o crescimento da Biosseguridade.com.

Deixe uma mensagem

Sobre a Plataforma

BIOSSEGURIDADE.COM é uma plataforma dedicada à biosseguridade para todas as espécies animais e vegetais, idealizada pelos veterinários Paulo Raffi e Luiz Eduardo Conte que juntos possuem mais de 60 anos de experiência no setor. Ambos compartilham o objetivo de conscientizar sobre a biosseguridade e contribuir para ambientes mais seguros na produção animal e vegetal, baseando-se na experiência prática acumulada e em estratégias empresariais e de comunicação eficazes para o crescimento da Biosseguridade.com.

Últimas Notícias

Estamos no Youtube