Pesquisadores da UFG detectam ovos do Aedes Aegypti com vírus da Zika e Chikungunya em Goiânia

Pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), sediados em Goiânia, realizaram uma descoberta inédita ao identificar ovos do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, contaminados com os vírus da zika e chikungunya. A pesquisa, publicada na revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, confirma a transmissão vertical dessas doenças.

A transmissão vertical ocorre quando os vírus são passados dos mosquitos adultos para as larvas, dispensando a necessidade de um hospedeiro intermediário, como os seres humanos, característico dos mosquitos do gênero Aedes.

O estudo envolveu a coleta de ovos do Aedes aegypti em sete regiões distintas de Goiânia, que foram criados em laboratório até a eclosão das larvas. Ao todo, 1.570 ovos foram coletados e submetidos a testes de PCR para detectar a presença dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Os resultados revelaram que duas amostras testaram positivo para chikungunya e uma para zika.

Segundo o biólogo e líder do estudo, Diego Michel, doutorando em Biologia Molecular na UFG, os ovos infectados podem resistir a ciclos naturais, como períodos de seca, e eclodir durante os períodos chuvosos, representando um alerta para a vigilância epidemiológica, pois esses mosquitos já são altamente infecciosos.

A transmissão vertical pode agravar os problemas de saúde pública ao facilitar a disseminação das doenças para os seres humanos. No entanto, o impacto real desse mecanismo na propagação das arboviroses na região ainda não é completamente compreendido. Michel destaca que medidas de prevenção, como a eliminação de criadouros e o uso de repelentes, continuam sendo fundamentais.

O estudo, apoiado pela Capes e CNPq, contou com a colaboração da Secretaria de Vigilância Sanitária de Goiânia.

Paulo Raffi e Luiz Eduardo Conte

Paulo Raffi e Luiz Eduardo Conte

BIOSSEGURIDADE.COM: Uma plataforma dedicada à biosseguridade para todas as espécies animais e vegetais, idealizada pelos veterinários Paulo Raffi e Luiz Eduardo Conte que juntos possuem mais de 60 anos de experiência no setor. Ambos compartilham o objetivo de conscientizar sobre a biosseguridade e contribuir para ambientes mais seguros na produção animal e vegetal, baseando-se na experiência prática acumulada e em estratégias empresariais e de comunicação eficazes para o crescimento da Biosseguridade.com.

Deixe uma mensagem

Sobre a Plataforma

BIOSSEGURIDADE.COM é uma plataforma dedicada à biosseguridade para todas as espécies animais e vegetais, idealizada pelos veterinários Paulo Raffi e Luiz Eduardo Conte que juntos possuem mais de 60 anos de experiência no setor. Ambos compartilham o objetivo de conscientizar sobre a biosseguridade e contribuir para ambientes mais seguros na produção animal e vegetal, baseando-se na experiência prática acumulada e em estratégias empresariais e de comunicação eficazes para o crescimento da Biosseguridade.com.

Últimas Notícias

Estamos no Youtube