Sebrae e Asumas promovem workshop para fortalecer suinocultura sustentável em Mato Grosso do Sul

Representantes de toda a cadeia suinícola de Mato Grosso do Sul se reuniram nesta quarta-feira (21), em Dourados, para um workshop que marcou o início do Programa Asumas de Sustentabilidade (PAS). Organizado pela Associação Sul-matogrossense de Suinocultores (Asumas) e apoiado pelo Sebrae/MS, o evento discutiu estratégias e soluções para o desenvolvimento sustentável do setor no estado.

O encontro, realizado no auditório do Hotel Bahamas, contou com a presença de produtores rurais, empresários, gestores e entidades representativas. Durante o workshop, foram levantados desafios e propostas de ações práticas para promover a sustentabilidade na suinocultura estadual. O evento é parte das iniciativas do convênio MS Inova Mais, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) do Governo de MS.

Marcus Rodrigo de Faria, analista-técnico do Sebrae/MS e coordenador de Agronegócios, destacou a importância do evento. “O workshop é um exemplo de como diferentes elos da cadeia produtiva podem se unir para discutir o futuro do setor. O Sebrae está comprometido em apoiar essas discussões e oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades da suinocultura. Acreditamos que ações importantes para a sustentabilidade serão desdobradas a partir deste encontro”, afirmou.

Milton Bigatão, presidente da Asumas, ressaltou a relevância do workshop para o planejamento estratégico da suinocultura no estado. “Discutimos estratégias que resultarão em um checklist de ações sustentáveis para cada propriedade. Além de melhorar a gestão, vamos metrificar os avanços da suinocultura sustentável em Mato Grosso do Sul”, explicou.

O evento também serviu como uma plataforma para a troca de conhecimentos entre os participantes. Marcos Piaia, gerente de produção da Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste (COOASGO), destacou a importância de disseminar o conhecimento adquirido. “Vamos levar as informações discutidas aqui para os produtores, ajudando-os a implementar práticas mais sustentáveis em suas propriedades”, disse.

Rodrigo Rosa, supervisor de suinocultura da filial da Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia (Copérdia) em Campo Grande, destacou o valor do evento para a adaptação às exigências do mercado. Já Suzana Simões da Silva Rodrigues, proprietária de quatro granjas em Jateí, elogiou a oportunidade de networking e a troca de experiências proporcionada pelo workshop.

Paulo Raffi e Luiz Eduardo Conte

Paulo Raffi e Luiz Eduardo Conte

BIOSSEGURIDADE.COM: Uma plataforma dedicada à biosseguridade para todas as espécies animais e vegetais, idealizada pelos veterinários Paulo Raffi e Luiz Eduardo Conte que juntos possuem mais de 60 anos de experiência no setor. Ambos compartilham o objetivo de conscientizar sobre a biosseguridade e contribuir para ambientes mais seguros na produção animal e vegetal, baseando-se na experiência prática acumulada e em estratégias empresariais e de comunicação eficazes para o crescimento da Biosseguridade.com.

Deixe uma mensagem

Sobre a Plataforma

BIOSSEGURIDADE.COM é uma plataforma dedicada à biosseguridade para todas as espécies animais e vegetais, idealizada pelos veterinários Paulo Raffi e Luiz Eduardo Conte que juntos possuem mais de 60 anos de experiência no setor. Ambos compartilham o objetivo de conscientizar sobre a biosseguridade e contribuir para ambientes mais seguros na produção animal e vegetal, baseando-se na experiência prática acumulada e em estratégias empresariais e de comunicação eficazes para o crescimento da Biosseguridade.com.

Últimas Notícias

Estamos no Youtube