Durante todo o mês de maio, o Brasil promove a Campanha Nacional do Mês da Saúde Animal, visando sensibilizar e promover ações de conscientização, engajamento e prevenção de doenças relacionadas à produção animal no país. A iniciativa, instituída pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) por meio da portaria nº 583 de 2023, tem como tema inaugural “Saúde Animal – É Saúde para Todos”.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, enfatizou a importância de rebanhos saudáveis para garantir alimentos de qualidade, tanto para o mercado nacional quanto para o internacional. Ele ressaltou a interdependência entre saúde humana, ambiental e animal, enfatizando que integrar essas ações promove benefícios para todos.
Ao longo do mês, o Mapa, em parceria com organizações públicas e privadas, realizará uma série de atividades voltadas para a divulgação de informações relevantes sobre produção animal segura, sustentável e a segurança alimentar.
A ação é liderada pelo Departamento de Saúde Animal (DSA) da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), com o objetivo de aproximar a população do Serviço Veterinário Oficial (SVO), destacando seu papel na promoção de rebanhos saudáveis e na garantia de alimentos seguros.
Este ano, a campanha tem como foco principal o papel dos SVOs na garantia da saúde animal e a promoção da saúde única, que considera a interdependência entre saúde humana, animal e ambiental.
As estratégias da campanha incluem a conscientização e incentivo aos pecuaristas para atualização de cadastros de rebanhos, promoção das boas práticas sanitárias, conscientização sobre a identificação e notificação de suspeitas de doenças, além do trabalho conjunto entre os governos federal e estadual na garantia da saúde dos rebanhos.
Os SVOs desempenham um papel crucial na garantia da qualidade sanitária e no controle de doenças dos animais, além de regulamentar e controlar o trânsito nacional e internacional de animais e produtos de origem animal.
Em consonância com as ações do Mês da Saúde Animal, o ministro Fávaro anunciou recentemente que todos os estados brasileiros estão livres de febre aftosa sem vacinação, resultado das intensas ações realizadas no âmbito do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PE-PNEFA).
Quanto à produção animal, a expectativa para 2024 é de aumento na produção de carne bovina, suína e de frango, com uma parcela significativa destinada tanto ao mercado interno quanto ao externo, consolidando a posição do Brasil como um dos principais exportadores mundiais de produtos de origem animal.
Fonte: Gov.br