No intuito de fortalecer o cooperativismo e impulsionar a avicultura na região, a Lar Cooperativa Agroindustrial, sediada em Medianeira (PR), e a Primato Cooperativa Agroindustrial, com sede em Toledo (PR), oficializaram em 9 de maio uma aliança estratégica para produção e abate de frangos de corte. O acordo, considerado um marco para o progresso da atividade avícola, une duas influentes cooperativas paranaenses em benefício dos associados, comunidades locais e mercados interno e externo.
“Entendemos que essa união fortalece o sistema cooperativista. Vamos trabalhar em conjunto com a Lar, referência para nós nesse segmento, assim como já fazemos com a Frimesa para o abate de suínos. Essa parceria garantirá mais segurança e prosperidade aos nossos cooperados”, afirmou Anderson Leo Sabadin, diretor-presidente da Primato.
Em 3 de maio, representantes e gestores das cooperativas se reuniram em Medianeira para as últimas definições da intercooperação. O acordo, resultado de dois meses de estudos e reuniões, foi assinado eletronicamente posteriormente.
A Lar será responsável pelo desenvolvimento da atividade avícola, abate e comercialização em nome da Primato, fornecendo pintainhos, rações, insumos, logística e assistência técnica. Por sua vez, a Primato cuidará das transações comerciais com os avicultores.
“A região de atuação da Primato é estratégica por sua proximidade com três indústrias de abate de aves da Lar. Com essa parceria, buscamos fortalecer a biosseguridade e assegurar a sanidade das aves em nossos aviários”, explicou Irineo da Costa Rodrigues, diretor-presidente da Lar.
A partir de junho de 2024, os cooperados integrados da Primato começarão a receber os primeiros lotes com pintainhos da Lar, marcando o início do alojamento através dessa colaboração.
Com presença nacional e internacional, abatendo 1,1 milhão de aves diariamente, a Lar Cooperativa consolida-se como a 3ª maior empresa de abate de frangos no Brasil e a 4ª na América Latina, segundo a revista internacional Watt Poultry. A assinatura desta aliança estratégica representa um passo crucial para o futuro da avicultura regional, promovendo um compromisso renovado com a biosseguridade e abrindo portas para novos sucessos cooperativos.
Fonte: Lar Cooperativa Agroindustrial