Despejo irregular de resíduos industriais causa morte de peixes no Rio Piracicaba

O descarte ilegal de resíduos industriais pela Usina São José S/A Açúcar e Álcool, localizada em Rio das Pedras, causou uma significativa mortandade de peixes no Rio Piracicaba, interior de São Paulo. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) identificou a fonte da poluição no último dia 8 de julho e interrompeu o despejo.

Após a identificação, a Cetesb monitorou a usina para garantir que novos descartes não fossem realizados e orientou a limpeza dos trechos do rio onde havia resíduos acumulados. A poluição ocorreu no ribeirão Tijuco Preto, que deságua no Rio Piracicaba.

As primeiras denúncias, recebidas em 7 de julho, relatavam forte odor e a presença de peixes mortos no rio. Equipes técnicas da Cetesb foram enviadas ao local para coleta de amostras e vistorias. Em resposta, foi solicitado à empresa concessionária da UHE Salto Grande, em Americana, que aumentasse o vertimento de águas no reservatório para elevar o nível de oxigênio dissolvido nas águas do Piracicaba, visando a diluição dos poluentes.

Segundo a Cetesb, a Usina São José será penalizada com uma multa gravíssima e o caso será encaminhado para apuração de crime ambiental, além de ajustes de conduta por parte da empresa. No último fim de semana, foi constatado que as águas do rio ainda apresentavam baixo nível de oxigênio dissolvido, especialmente na altura do bairro de Tanquã.

Um mutirão organizado pela Prefeitura de Piracicaba retirou cerca de 2,97 toneladas de peixes mortos da área urbana do município no dia 11 de julho. Os animais foram descartados pela Piracicaba Ambiental de forma a evitar contaminação do solo e da água.

Além disso, a prefeitura de Piracicaba acionou o Ministério Público para notificar a prefeitura de Rio das Pedras sobre o ocorrido.

Paulo Raffi e Luiz Eduardo Conte

Paulo Raffi e Luiz Eduardo Conte

BIOSSEGURIDADE.COM: Uma plataforma dedicada à biosseguridade para todas as espécies animais e vegetais, idealizada pelos veterinários Paulo Raffi e Luiz Eduardo Conte que juntos possuem mais de 60 anos de experiência no setor. Ambos compartilham o objetivo de conscientizar sobre a biosseguridade e contribuir para ambientes mais seguros na produção animal e vegetal, baseando-se na experiência prática acumulada e em estratégias empresariais e de comunicação eficazes para o crescimento da Biosseguridade.com.

Deixe uma mensagem

Sobre a Plataforma

BIOSSEGURIDADE.COM é uma plataforma dedicada à biosseguridade para todas as espécies animais e vegetais, idealizada pelos veterinários Paulo Raffi e Luiz Eduardo Conte que juntos possuem mais de 60 anos de experiência no setor. Ambos compartilham o objetivo de conscientizar sobre a biosseguridade e contribuir para ambientes mais seguros na produção animal e vegetal, baseando-se na experiência prática acumulada e em estratégias empresariais e de comunicação eficazes para o crescimento da Biosseguridade.com.

Últimas Notícias

Estamos no Youtube