Uma recente pesquisa conduzida pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, revela que um nutriente encontrado em carne e laticínios de animais que pastam pode melhorar a resposta imunológica ao câncer. O ácido transvacênico (TVA), um ácido graxo de cadeia longa, mostrou contribuir para a capacidade das células lifócitos T CD8+ em se infiltrarem em tumores e eliminarem células cancerígenas.
Publicado na revista Nature, o estudo indica que pacientes com níveis mais altos de TVA no sangue responderam positivamente à imunoterapia, sugerindo seu potencial como suplemento nutricional em tratamentos clínicos. O estudo destaca a importância de focar em nutrientes específicos para compreender como influenciam a fisiologia e a patologia humanas.
Os pesquisadores, utilizando uma biblioteca de compostos de “nutrientes sanguíneos”, identificaram o TVA como o mais eficaz entre seis candidatos, sendo abundante no leite humano. Experimentos com ratos mostraram que dietas enriquecidas com TVA reduziram significativamente o crescimento tumoral de melanoma e câncer de cólon.
Embora o TVA possa ser considerado como suplemento dietético, os pesquisadores enfatizam a necessidade de determinar as quantidades ideais do nutriente, destacando que a pesquisa não é uma justificativa para aumentar o consumo de carne e laticínios, considerando os riscos associados a esses alimentos.