Os ministros Carlos Fávaro, da Agricultura e Pecuária (MAPA), e André de Paula, da Pesca e Aquicultura (MPA), anunciaram hoje (07.02.2024) a suspensão das importações de tilápia do Vietnã. A medida foi tomada para permitir uma análise completa do risco sanitário dos produtos provenientes daquele país.
A decisão foi motivada por solicitações da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), que manifestou preocupações com a possível entrada no Brasil do vírus TILV e o uso de polifosfato no Vietnã para aumentar artificialmente o peso dos filés de tilápia e de pangasius.
“Desde a confirmação da importação de um lote de tilápia do Vietnã, em dezembro, deixamos claro o receio de entrada no Brasil do vírus TILV”, destacou Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR.
Medeiros também expressou preocupação com a possível entrada de pangasius tratado com polifosfato, ressaltando que o Brasil não precisa importar tilápia para atender à demanda interna, sendo o 4º maior produtor mundial.
A Associação Brasileira da Piscicultura agradeceu a sensibilidade dos ministros Fávaro e de Paula, afirmando que a suspensão das importações é a decisão mais adequada diante da seriedade da questão.