A Secretaria Executiva de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), abriu o edital nº 009/2023 com foco no desenvolvimento de sistemas de engorda de peixes marinhos. O objetivo é promover avanços científicos e tecnológicos que contribuam para a produção sustentável de espécies marinhas, consolidando o estado como um dos principais polos aquícolas do Brasil.
Pesquisadores de instituições de ciência, tecnologia e inovação de Santa Catarina têm até o dia 4 de novembro para submeter propostas que busquem aumentar a eficiência dos sistemas de engorda, etapa crucial no ciclo de produção de peixes. Segundo o secretário Tiago Bolan Frigo, esse investimento de quase R$ 2 milhões reflete o compromisso do estado com a inovação e a sustentabilidade no setor, ampliando as oportunidades para o desenvolvimento da aquicultura marinha, ainda pouco explorada no Brasil.
Esse edital faz parte de uma série de iniciativas que visam alavancar a aquicultura catarinense, posicionando o estado à frente na implementação de novas tecnologias e práticas sustentáveis no cultivo de peixes marinhos.