Após um ano desde sua implementação, o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ABC+SC alcançou um marco importante, com a aplicação de tecnologias em mais de 106 mil hectares, representando cerca de 14% da meta estabelecida até 2030.
Este plano, criado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) em conjunto com organizações do setor e outros órgãos governamentais, foi oficializado pela portaria SAR n.º 14/2023, de 31/01/2023, sendo um dos primeiros do país.
O objetivo principal é reduzir significativamente as emissões de carbono na agropecuária catarinense, além de promover a adoção e difusão de tecnologias sustentáveis entre os 70 mil produtores envolvidos.
Dentre as iniciativas implementadas estão investimentos em manejo e recuperação de pastagens, introdução de pastagens perenes, conservação do solo e água, gestão dos resíduos da produção animal, plantio de florestas e adoção de sistemas integrados, visando não apenas a sustentabilidade ambiental, mas também o aumento da eficiência produtiva.