A cidade de Itaporã, a 234 km de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, será o polo da primeira indústria frigorífica do Brasil focada na produção de tilápia enlatada. A unidade, que será operada pela Frescomares, especializada em pescados, promete diversificar a piscicultura local com a fabricação de filé de tilápia em conserva, tilápia ralada e patê do peixe.
O anúncio foi feito pelo diretor-executivo da Frescomares, Márcio Rabello, em reunião realizada na última sexta-feira (27), que contou com a presença do secretário de Estado da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, e outros representantes do governo.
“Este projeto começou em 2021 e, após enfrentar diversos desafios, incluindo a pandemia, conseguimos autorização para usar uma área no Distrito Industrial de Itaporã e iniciar os investimentos em Mato Grosso do Sul”, afirmou Rabello em vídeo divulgado nas redes sociais da Semadesc.
A instalação da indústria faz parte de uma estratégia estadual para transformar Mato Grosso do Sul em um grande produtor multiproteico. “Queremos nos destacar tanto na piscicultura quanto já somos na bovinocultura, suinocultura e avicultura, agregando valor com a industrialização”, destacou o secretário Jaime Verruck.
Mato Grosso do Sul já é um dos principais produtores de tilápia do Brasil, ocupando a quinta posição no ranking nacional de exportação em 2023. O Estado movimentou US$ 336 mil em receitas de exportação, com destaque para a tilápia congelada e filés, e registrou um aumento de 66% no abate de peixes em 2024.