Um estudo desenvolvido pela Embrapa Pesca e Aquicultura (TO) revela uma nova técnica capaz de aumentar o tamanho e o peso do tambaqui em até 20%. A pesquisa, conduzida pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em parceria com a Embrapa, promete revolucionar a produção de peixes no Brasil.
Desenvolvimento da Técnica
A técnica consiste em aplicar pressão nos ovos fertilizados do tambaqui, gerando peixes com três pares de cromossomos, tornando-os inférteis. Isso resulta em um crescimento e engorda mais rápidos do que o normal. O estudo faz parte da tese de doutorado de Aldssandro Costa do Amaral, sob orientação da pesquisadora Fernanda Loureiro de Almeida O´Sullivan.
Benefícios da Triploidia
Além do crescimento acelerado, a esterilidade provocada pela técnica é uma vantagem para a disseminação da piscicultura nativa. A produção de peixes estéreis possibilita a expansão da atividade em regiões onde o tambaqui é considerado uma espécie exótica, sem o risco de contaminação genética da população natural.
Aplicação da Tecnologia
Embora a técnica já seja empregada em peixes como salmão e truta, sua adaptação para o tambaqui representa um grande avanço. Os resultados promissores obtidos até agora indicam um potencial significativo para o setor da aquicultura brasileira.
Fonte: Canal Rural