O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, foi reeleito nesta terça-feira para o cargo de vice-presidente da Associação Latinoamericana de Avicultura (ALA), durante a assembleia-geral da entidade. Santin, que também lidera o Conselho Mundial da Avicultura (IPC) e o Conselho de Administração do Instituto Ovos Brasil (IOB), permanece como uma das principais lideranças na gestão do setor avícola na América Latina.
A ALA elegeu também para a presidência Maria Del Rosário Penedo de Falla, que preside a Asociación Nacional de Avicultores de Guatemala (ANAVI). Sob sua liderança, o setor já projeta a próxima edição do OVUM, marcada para 2026 na Guatemala, um dos mais importantes eventos do segmento.
Em discurso após a reeleição, Santin destacou os esforços da ALA na harmonização de pautas regionais e na defesa sanitária contra enfermidades como a Influenza Aviária. “O desafio é renovado, e seguiremos unidos para avançar ainda mais no papel da América Latina na produção mundial de alimentos”, afirmou.